Técnica 50 - Cosmoética

Cosmoética é a Ética das Éticas, a ciência que estuda e aplica as regras da ética de maneira integrada, multifatorial, multidimensional e consciencial. Atuar dentro de um paradigma cosmoético exige que o mediador e as pares optem em busca o melhor para todos na solução daquela controvérsia.

Uma vez que apenas o mediar opte pela cosmoética em sua atuação, além da neutralidade habitual da atividade ele também deverá focar-se em apoiar as soluções que representem o melhor para todos e deverá deixar claro as partes essa possibilidade.

Se somente uma das partes optar pela cosmoética, ela deverá previamente fazer uma análise sobre o porquê de sua presença naquele determinado conflito e, a partir dessa clarificação, começar a atuar em prol da solução da controvérsia, da maneira mais sustentável possível, sem prejudicar-se, para que ocorra o melhor para todos.

Se todos optarem pela cosmoética no tratamento daquele conflito, há que se estabelecer um jogo aberto e claro, onde todas as premissas devem ser coladas à mesa, para que a controvérsia possa ser resolvida plenamente entre todos os envolvidos, sem qualquer viés oculto, que prejudicaria a obtenção do melhor para todos.

A saída pela Cosmoética ainda é um desafio nos dias atuais, mas a tentativa de seu uso, dirigido para melhores soluções às controvérsias, deve ser estimulada e ampliada pelo discernimento.