Técnica 35 - Compartimentalização

Foi o método cartesiano um dos grandes responsáveis pelo avanço das ciências em geral. Isso foi possível pela técnica de redução e compartimentalização, para melhor entendimento das partes do todo. Newton deu o toque final, ao elaborar a mecânica das coisas, pela integração das partes. Daí que, entendida as partes e sua mecânica no todo, o conhecimento humano deu um salto evolutivo.

No campo da resolução das controvérsias, a compartimentalização pode também ser útil, a partir da concepção de que o conflito pode ser solucionado em partes. 

Logo, haveria também uma mecânica do conflito e, uma vez feita sua compartimentalização, soluções menores poderiam ser obtidas, em face de um todo, no qual o conjunto não permitira uma solução por completo e de imediato.

Ao se escolher a mediação objetiva (técnica n.34), as partes devem também fazer a compartimentalização do problema, em partes, estabelecendo focos e buscando solucionar os problemas a cada parte e, com isso, visando uma solução ao todo no final.